Etapas no processo de registro?
Abaixo, vamos te esclarecer quais são as etapas de todo o processo de registro de marca no Brasil.
Taí uma pergunta que ouvimos todos os dias. A grande maioria dos empreendedores brasileiros desconhece a importância do registro da marca em si, o que se dirá do processo que é realmente cheio de sutilezas e detalhes. Quando respondemos esta pergunta, tentamos ser o mais objetivos possível, falando de forma clara quais são as etapas do processo de registro de marca junto ao INPI.
E felizmente, nessa abordagem já ouvimos muito clientes dizendo que finalmente conseguiram entender como que funciona e qual a importância de ter atenção redobrada a cada etapa.
Pensando em levar esta nossa explicação do processo para um número maior de pessoas do que o que conseguimos atender diariamente, criamos o texto abaixo. Nele falamos sobre as principais etapas do processo, levando em consideração que corra tudo dentro da normalidade, num processo sem oposições, porque é o que acontece com a grande maioria de nossos clientes.
Já temos planos de falar sobre situações mais raras em vídeos futuros, como o direito de precedência, as oposições, as manifestações e os recursos. Por ora, nosso objetivo é deixar claro o processo básico de registro. Veja o vídeo, se inscreva em nosso canal no YouTube e deixe comentários e dúvidas abaixo que responderemos rapidinho pra você.
O registro de marca é um processo simples apresentado em etapas, neste post vamos explicar com clareza como acontece. Veja:
O primeiro passo é realizar uma busca na base de marcas do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Após a verificação de disponibilidade, encaminhamos o pedido de registro.
O pedido é protocolado e publicado na "Revista da Propriedade Industrial" para apresentação de oposição pelo prazo de 60 dias. Não ocorrendo interposição, é realizado o "exame", etapa que consiste em verificar a autenticidade da marca.
Concluído o exame, será proferida a decisão, deferindo ou indeferindo o pedido de registro.
Essas são as principais etapas do processo de registro. Registrar a sua marca é muito importante para garantir o uso exclusivo dela. Entre em contato para saber mais sobre o processo e encaminhar seu pedido.
Não se engane
Consulte, GRATUITAMENTE, a disponibilidade de registro para sua marca. O registro junto ao INPI é o único meio de proteger seu negócio. MARCA sem registro é MARCA sem dono, REGISTRE!
Porque Registrar?
Investir na proteção intelectual é garantir a possibilidade de crescimento e expansão para o seu negócio
Invista com Tranquilidade
Grandes ideias trazem resultados e, quando são lançadas ao mercado, não faltará pessoas para copiá-las. Minimize os riscos do seu negócio! Invista na proteção e tenha mais tranquilidade.
Ganhe Vantagem Competitiva
Ao proteger seu patrimônio intelectual você está garantindo sair na frente dos seus concorrentes, pois, somente o registro lhe garante a liderança de mercado.
Conquiste Credibilidade
Temos certeza de que você não esperaria que grandes marcas como Apple, Coca-Cola, Dell, entre outras, não tenham seu registro e sejam muito bem-protegidas, não é mesmo? Investir no seu patrimônio intelectual é investir em credibilidade.
Serviço Completo
Nós não temos a opção "Faça Você Mesmo", pois se fosse fácil o Judiciário não teria mais de 4 mil processos envolvendo marcas e patentes todo ano. O barato pode sair mais caro do que se pensa.
Dúvidas Frequentes
Colocamos aqui, tudo que você precisa saber para registrar sua marca, caso não encontre sua dúvida
aqui, entre em contato conosco.
-
Registro de marcas o que é?
O registro de marca é um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional. Sua concessão se dá mediante pedido depositado junto ao INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
-
Qual a importância de se ter uma marca?
A marca é o principal elo existente entre o seu negócio e o cliente, pois é através dela que ele o identifica e o diferencia dos demais. Com o passar do tempo, a marca passa a ser o referencial da qualidade daquele produto ou serviço. Para isso se faz importante o registro, uma vez que é a única forma de protegê-la contra prováveis copiadores.
-
Quem pode requerer o registro de uma marca?
Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva (profissionais liberais, produtores rurais, empresas privadas e públicas, artesãos, etc. ).
-
Que segurança tem a marca depois de registrada?
O registro da marca garante ao proprietário o direito de uso exclusivo, em seu ramo de atividade econômica, em todo o território nacional.
-
Quais são os tipos marcas ?
Nominativas - constituídas apenas de palavras, conjunto de letras, números ou algarismos
Figurativas - representadas por um desenho, qualquer forma estilizada de letra, imagem ou sinal gráfico
Mistas - compostas de uma marca nominativa e uma figurativa, ou nominativa com estilização
Tridimensionais - caracterizadas pela forma plástica de produto ou de embalagem, cuja forma tenha capacidade distintiva em si mesma e esteja dissociada de qualquer efeito técnico. -
Quais marcas que podem ou não ser registradas?
Podem ser registradas: Aquelas que não caracterizam reprodução ou imitação de outras já existentes e não estejam incluídas nas proibições legais.
Que não podem ser registradas: As que possuem anterioridade na mesma classe de atividade, as colidências na mesma atividade ou nas afins, as incluídas nas proibições legais e os sinais irregistráveis previstos na Lei. -
Quanto tempo demora para registrar minha marca?
A consulta referente ao pedido de registro da sua marca é GRATUITA na nossa empresa e demora, aproximadamente, até cinco dias úteis. O deferimento definitivo do registro da marca sai, pelo INPI, em aproximadamente dois anos, porém, a partir do momento em que damos entrada no pedido do registro de marca, você já pode usar sua marca sem empecilhos legais.
-
Preciso de uma empresa especializada para registrar minha marca?
Você pode tentar dar entrada por conta própria no pedido de registro de marca, porém, é necessário dedicar bastante tempo à leitura do manual técnico do INPI, que é bastante extenso. Além disso, para pessoas que não têm familiaridade com pedidos de registro de marcas e patentes, é muito comum o indeferimento da marca apenas por inconsistências no preenchimento do formulário do pedido. Um pedido de registro de marca deve levar em consideração, por exemplo, fonética, enquadramento jurídico (se há outras empresas com uma ou mais palavras do mesmo nome da sua empresa atuando no mercado no mesmo segmento), expressões em outras línguas, além de uma série de outros requisitos. Nesse sentido, é recomendável que uma empresa especializada em registro de marcas e patentes, com uma área jurídica, realize todo o processo para sua empresa.
Fique Ligado
Veja abaixo o quanto um especialista pode encurtar seu caminho trazendo resolutividade e economia.
Processos Atendidos
Abaixo alguns de nossos processos atendidos e clientes. Traga sua empresa para fazer parte desta lista!
Alltentico
Empresa brasileira, atende a todo território nacional, oferecendo serviços diversificados em registro de marcas, de patentes, softwares e direitos autorais. A empresa dispõe de diversos profissionais capacitados para os mais variados segmentos de mercado, buscando a excelência na execução dos serviços prestados.
Rua Bicos de Lacre, 280
Pq. dos Pássaros - 09861-140
São Bernardo do Campo/SP
contato@alltentico.com.br
+55 11 4339-7049
+55 11 97493-9654